CURSO DE LETRAS INGLÊS
Atuação do Núcleo Docente Estruturante
CALENDÁRIO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DO CURSO DE LETRAS INGLÊS
* REFORMULAÇÃO PPC - reuniões de docente para reformulação do PPC do curso de Letras Inglês. A partir de avaliação e reavaliação das concepções que orientam o curso, de estudo do atendimento às legislações vigentes, redimensionamos a proposta do curso de Letras Inglês. Nesse sentido, propomos, em conjunto com os discentes, uma nova Matriz Curricular em que incluímos disciplinas e retiramos outras, atualizamos bibliografia, elaboramos ementas, reestruturamos regulamentos, aumentamos número de vagas e de disciplinas optativas dentre outros.
* SEMINÁRIOS DE DISCUSSÃO COLETIVA DO CURRÍCULO DE LETRAS INGLÊS – Através de projeto do NDE apresentado ao DLE para efetivar a integração entre discente e docente na discussão sobre o currículo que temos e o currículo que queremos, realizamos parte do referido projeto, desenvolvendo o seguinte cronograma de atividades:
1º encontro: Discussão sobre a Matriz Curricular sintonizada com os Núcleos de Formação. Proposta do PPC novo com a apresentação da nova matriz pelos docentes do curso, buscando a interação com as áreas de estudos linguísticos, estudos literários e formação. (ata dia 38.10.2019 e 04.11.2019)
2º encontro: Reunião de trabalho com representantes discentes. Apresentação e socialização das discussões entre docentes e apresentação de proposta de reformulação de matriz aos discentes que também trouxeram suas colaborações. Reelaboração da matriz curricular. (ata dia 05.11.2019)
3º encontro : Socialização da discussão com discente e docentes do curso e do NDE; discussão sobre outras questões de estrutura e funcionamento do curso: quantidade de vagas, período de ingresso, horário das aulas mais dinâmico, TCC dentre outros. Houve concordância com a matriz apresentada e uma interação positiva entre docentes e discentes. (ata dia 08.11.2019)
4º encontro: reunião de trabalho com docentes e discentes para a elaboração da matriz com a distribuição da carga horaria, pré-requisitos e matriz de equivalência. (ata dia 14.11.2019)
* AUTOAVALIAÇÃO
SEMINÁRIOS e ESTÁGIOS – Nosso principal parâmetro de avaliação diz respeito ao retorno dado pela participação dos egressos em nossos eventos e através dos minicursos desenvolvidos nos estágios supervisionados. Para tanto, contamos com os Seminários Repensando as Práticas de Ensino dos Cursos de Letras e do Seminário de Integração e alguns Projetos de Extensão (por exemplo os colóquios e seminários de formação docente, envolvendo temáticas referentes ao trabalho docente, com a participação de egressos e estagiários.
ENADE – Os docentes têm utilizado o ENADE como parâmetro para autoavaliação. Nesse sentido, temos nos dedicado a estudar a proposta de avaliação realizada pelo Enade para, dentre outros fatores, avaliar se os conteúdos e habilidades presentes nesse exame estão sendo trabalhados durante o curso de maneira satisfatória ou que atenda aos parâmetros desse exame.
COLABORADORES - Contamos também com a colaboração de palestrantes e estudiosos da língua inglesa e autores de livro da nossa área que regularmente atendem aos nossos convites para ampliar a formação discente que oferecemos no curso. Um exemplo é o Prof. Denilson Lima, autor de vários livros. Além disso, temos alguns egressos, atuando nos Institutos Federais de Rondônia (Laura Nogueira, Elisangela Shuindt, Sheylla Chediak) e do Amazonas (Daiane Severo) como professores e gestores; na secretaria de educação (profa. Adileide Martins) com os quais estabelecemos diálogos, por exemplo, discussões sobre as implicações da BNCC para a área de inglês.
CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO – vários alunos já cursaram (e ainda estão cursando) nossos programas de pós-graduação, possibilitando um retorno sobre temáticas importantes para a área através de seus projetos de pesquisa e dissertações; da atuação nas disciplinas de graduação do curso de Letras Inglês, através do estágio docência (mestranda Jocasta), palestras e rodas de conversa (mestrandos Fátima Marques, Kylvi) e de palestra nos programas de Residência Pedagógica e PIBID (mestrandas Pollyana Woida e Delcilene Fogaça). Esses egressos contribuem ainda com produções científicas. Algumas delas estão sendo indicadas para compor as referências bibliográficas de algumas disciplinas (Livro sobre Biletramento, Sheyla Chediak)
Este NDE tem avaliado a formação oferecida pelo curso e proposto no novo PPC um redimensionamento do perfil do egresso no sentido de, além de atuar na educação básica, desenvolver atividades relacionadas à tradução, ao ensino de inglês para crianças, ministrar aulas de língua portuguesa como língua adicional e participar dos cursos de pós-graduação desta e de outras instituições. Dessa forma, a partir dessas atividades, este NDE juntamente com todos os professores da área de língua inglesa, tem procurado acompanhar as urgências e demandas na área de formação de professores da língua inglesa e suas literaturas; e auxiliado, à coordenação e ao departamento de línguas estrangeiras, a desenvolver uma política de egresso conforme explicita a Resolução 428/CONSEA.
Porto Velho, novembro de 2019.
Presidência NDE